DIA 1

Nascimento de Santa Rafaela Maria em Pedro Abad

Rafaela Maria nasce no dia 1 de março de 1850 em Pedro Abad (Córdova) no seio de uma família cristã. Nasce numa época – tempo de vicissitudes políticas e sociais em anos de mudanças, de agitações e de paz – e num canto do mundo, numa aldeiazinha campestre cordovesa. É a décima de dez irmãos, três já no céu, mas seis esperam-na com grande alegria. O mais pequeno faz dois anos nesse mesmo dia. Juntamente com os seus irmãos, Rafaela Maria crescerá sob o cuidado dos seus pais. 

Dom Ildefonso, homem reto, justo, cumpridor do dever, amante da sua família… deixará a família cedo, quando Rafaela Maria tinha quatro anos. A sua mãe, Rafaela, mulher afável, trabalhadora, caritativa, familiar… transmitirá aos filhos os valores que sustentam a família, a memória do pai e a sua forma de atuar e estar na vida. 

Rafaela Maria foi batizada no dia seguinte ao seu nascimento. Numa carta dirigida à M. Maria da Cruz diz-lhe: “Fiz quarenta e quatro anos no dia 1, mas foi no dia 2 que fui batizada: o maior dia da nossa vida, porque nesse dia fui inscrita no livro da vida”.

Numa ocasião escreve à sua sobrinha Rafaela, animando-a por ocasião do nascimento do seu décimo filho. Diz-lhe: “… alegra-te porque podes dar a Deus muitas almas que O amem, O sirvam e depois gozem o fruto da redenção […] Diz à Santíssima Virgem que seja a Mãe dos teus filhos e a dona absoluta da tua casa, y tu sê somente a preceptora, para fazer com que  todos sejam o que Ela deseje”. É deste modo que ela vive cada novo nascimento: como uma bênção de Deus.

E assim vive, como filha de Deus, confiada no Seu amor de predileção, amor que experimenta em todos os acontecimentos da sua vida, constantemente y permanentemente agradecida pelo grande dom da vida.

“Quando [Maria e José] se encontravam [em Belém], completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria.. […] Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração.”  (Lc 2, 6-7. 19)

Sinto-me filho, filha predileta de Deus? Medito no íntimo do meu coração acerca do Seu projeto de vida para mim?

Oração a Santa Rafaela Maria

Rafaela Maria, tu viveste sempre em abertura, acolhendo o grande Amor de Deus, esquecida de ti, muito unida a Ele, procurando sempre a Sua vontade, atenta aos homens e mulheres, teus irmãos… Assim nasceste e morreste, sentindo-te criatura pequena nas mãos do teu Senhor. Assim acabaste a tua vida, convidando-nos a ser “humildes, humildes, humildes”, criaturas de barro nas mãos do Seu Criador que, alegres e confiadas, caminham na vida bem unidas a Ele, procurando viver sempre a Sua vontade. Ajuda-nos a viver sempre deste modo.